Brasil – A derrota do Palmeiras por 3 a 1 contra o Botafogo no Allianz Parque afastou o time do sonho do título do Brasileirão. A equipe comandada por Abel Ferreira foi superada pelo adversário e agora depende de uma combinação de resultados para ainda ter esperanças de conquistar o tricampeonato.
Com esse revés, o time paulista observou o Botafogo abrir uma vantagem de três pontos na tabela de classificação, reassumindo a liderança com apenas duas rodadas restantes para o fim da competição.
De acordo com um levantamento realizado pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Palmeiras tem 24,1% de chances de ser campeão, enquanto o Botafogo possui 75%. O Internacional aparece com 0,76% e o Fortaleza com 0,14%, encerrando a lista.
Antes, as chances do Palmeiras conquistar o título eram de 64,2%, após vencer o Atlético-GO fora de casa. Já o Botafogo, que havia perdido pontos para o Vitória no Rio de Janeiro, tinha 33,1% de probabilidade de ser campeão.
“O Botafogo está com tudo para ser campeão, há quatro anos investe para isso. Quando cheguei ao Brasil, o Botafogo estava na segunda divisão, em quatro anos está na final da Libertadores e a disputar o campeonato palmo a palmo conosco. Botafogo tem tudo nas mãos para ser campeão, sem dúvida nenhuma”, afirmou Abel Ferreira.
Calendário pode favorecer o Palmeiras
Diferentemente do Palmeiras, que está totalmente focado no Brasileirão, o Botafogo terá que dividir suas atenções entre duas competições na reta final da temporada. Nesta quarta-feira (27), o Glorioso viaja para Buenos Aires, na Argentina, para enfrentar o Atlético-MG na decisão da Copa Libertadores no próximo dia 30.
A sequência exaustiva de jogos fora de casa, junto com a pressão por vitórias, pode influenciar o desempenho do clube carioca. Apenas quatro dias após a final da Libertadores, o Botafogo enfrentará o Internacional, atualmente em terceiro lugar, em um confronto crucial na luta pelo título.