Manaus – O Contact Center do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), vinculada à Prefeitura de Manaus e responsável por atender solicitações das secretarias municipais, como a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Semseg) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), contabilizou quase seis mil chamados entre 1º e 30 de outubro de 2024, conforme relatos da população.
As questões relacionadas ao trânsito são as que mais chamam atenção, registrando 4.346 ocorrências no último mês. Os registros incluem acidentes com feridos ou vítimas fatais, colisões entre veículos, estacionamento irregular e outras situações. O IMMU também registrou 117 intervenções envolvendo pane mecânica, monitoramento de frota, sinalização e funcionamento de semáforos.
Sandro Diz, superintendente do CCC, destacou que estão planejando novas iniciativas para ampliar a capacidade de prevenção a desastres naturais e outras calamidades na cidade. Conforme explicou, essa expansão possibilitará um melhor monitoramento de Manaus, permitindo ações mais rápidas e eficazes para a população.
“Estamos trabalhando para ampliar nossas operações no Centro de Cooperação da Cidade, o que nos permitirá monitorar toda Manaus e reagir de forma mais ágil e eficiente em regiões até então fora do alcance da prefeitura. Com o monitoramento atual, já conseguimos mitigar crises potenciais. No entanto, algumas áreas ainda não são completamente cobertas, e é isso que queremos mudar neste segundo semestre do ano”, afirmou.
Durante o mês de outubro, a Guarda Municipal, parte da Semseg e atuante no CCC, contabilizou 1.271 ocorrências, a maioria delas dentro das operações de Centro Seguro e Terminal Seguro, além de patrulhamento preventivo em toda a cidade.
A Defesa Civil também teve um número significativo de atendimentos, com 117 chamados principalmente para deslizamentos de barranco, destelhamento de residências e risco de desabamento de construções de madeira e alvenaria, muros e rip-rap.
Finalizando o relatório, a equipe de Direitos Humanos da Semasc recebeu 59 denúncias envolvendo negligência, abandono de incapaz, maus-tratos, e violência física e psicológica.
O Centro de Cooperação da Cidade opera com mais de 150 câmeras, estrategicamente posicionadas nas principais vias de Manaus, maximizando sua eficiência na resposta a ocorrências.