Temos tido notícias do Amazonas onde o Ministério Público Federal (MPF) revelou que irá iniciar uma investigação sobre possíveis violações no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Essas supostas irregularidades estão relacionadas com processos de matrículas e cadastros no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) nas áreas restantes do Seringal Buiuçu, em Apuí.
Estão sob análise as propriedades denominadas Fazenda Rio das Lontras, Fazenda Esplendor, Fazenda Aroeira e o Seringal Buiuçu. Entretanto, também será alvo de investigação, os terrenos ocupados pela Associação Rural Arco Íris, localizados na gleba Mamori, no município de Careiro Castanho.
A decisão de instaurar o Inquérito Civil em Apuí e o Procedimento Administrativo em Careiro Castanho, foi formalmente estabelecida e divulgada no Diário Oficial desta última quinta-feira, 29 de fevereiro. A motivação principal da medida é elucidar possíveis desvios e garantir a legitimidade dos processos ligados à gestão de terras nas áreas mencionadas.
O Ministério Público Federal, na busca do cumprimento de sua missão, reitera seu compromisso com a transparência e legalidade na administração destas áreas. O objetivo principal é promover justiça social, protegendo e defendendo os direitos dos cidadãos.
Consulte o documento aqui.
Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/politica/mpf-inicia-investigacao-em-areas-de-apui-e-careiro-castanho/