fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Há dois anos, Programa Pelci transforma esporte de base no Amazonas

Foto: divulgação

Neste domingo, 18 de fevereiro, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) do Amazonas celebra dois anos desde sua criação. A iniciativa, trazida à vida pelo governo do estado em 2022, é estruturada para impulsionar atletas iniciantes ao alto rendimento, com sete centros em todo o estado e mais de 15 diferentes modalidades esportivas.
“O Pelci está aqui para transformar. Por essa causa, o governador Wilson Lima está dedicado a propiciar o desenvolvimento do esporte local e a descoberta de novos talentos para brilhar no palco esportivo local e nacional”, compartilhou Jorge Oliveira, o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Inicialmente, o Pelci teve como objetivo atingir 5 mil atletas. Entretanto, com a expansão do programa e o investimento estadual, o programa agora acolhe mais de 15 mil jovens e crianças em várias modalidades esportivas, como futebol, handebol, basquete, vôlei, jiu-jitsu, atletismo, wrestling, futsal, etc.
O Pelci é estruturado em sete regiões, distribuídas entre Manaus, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa. O Programa abrange igualmente a iniciativa Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolhinha nos Bairros e os Campeões da Vila.
O ano 2023 foi marcado pela evolução das atividades do Pelci para os estádios da capital do Amazonas, como Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, beneficiando as comunidades de várias partes de Manaus. “Pelci é uma rara oportunidade para nós, sonhadores do esporte e aspirantes a carreira esportiva. Eu amo jogar futebol”, comentou Caio Gabriel, um jogador do time de base sub-18 do Nacional FC.
A presença feminina não tem deixado de brilhar no Pelci. Mais de 1.100 atletas mulheres estão matriculadas nas aulas de futebol de campo e futsal, o que tem fomentado a emergência de talentos como Tayná Santos de São Gabriel da Cachoeira. A jogadora de 20 anos, que foi descoberta através do Pelci, agora atua profissionalmente no clube JC de Itacoatiara.
“O Pelci veio a mim como uma ponte para um sonho que eu poderia realizar e começar a deixar minha marca como uma profissional da bola. Quero agradecer e congratular o governo estadual por nos proporcionar o Pelci, que traz esperança e oportunidade para todos os jovens do Amazonas”, disse Tayná Santos.

Fonte: https://cm7brasil.com/esportes/ha-dois-anos-o-programa-pelci-revoluciona-esporte-de-base-no-amazonas/