Exoneração de Gerente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas após revelação de parentesco com traficante
Na última segunda-feira (12), veio à tona a informação de que o irmão de um dos principais traficantes do Amazonas ocupava o cargo de gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM). Lanalbert Nunes Obando, nomeado para o cargo em outubro, foi exonerado imediatamente após a descoberta.
Lanalbert, que recebia um salário de R$ 5.564,67, estava encarregado de trabalhar na pasta responsável por apurar informações sobre o crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, descobriu-se que ele é irmão de Sérgio Roberto Obando, um traficante preso em 2011 com 1,5 toneladas de cocaína e que, em 2017, foi detido novamente com 400 quilos de entorpecentes.
De acordo com a Polícia Federal, Sérgio é um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Chama a atenção o fato de que a última prisão de Sérgio ocorreu em outubro, e apenas 15 dias depois seu irmão foi nomeado para o cargo na gerência de inteligência da SSP.
O Governo do Amazonas alegou desconhecer o parentesco entre Lanalbert e Sérgio e determinou a imediata exoneração do comissionado. A SSP-AM também prometeu investigar a nomeação. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), que busca esclarecer as circunstâncias da nomeação do irmão do traficante para o cargo de gerente de inteligência.