Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) aguardam retirada nos PACs de Manaus
Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), em Manaus, segundo dados do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Desse total, cerca de 30% pertencem a crianças com idade entre zero e 12 anos.
A SSP-AM ressalta que, para aqueles que já possuem o antigo Registro Geral (RG), a CIN só é recomendada em casos de sinistros, perdas, roubos ou quando o documento está danificado. O RG continua válido até 2032.
De acordo com a diretora do DPTC, Margareth Vidal, quase 6 mil CINs foram emitidas para crianças até 12 anos. Ela destaca a importância dos pais ou responsáveis retirarem o documento o mais rápido possível.
“São cerca de 18 mil carteiras disponíveis nos PACs que ainda não foram buscadas. Quase 6 mil delas são de crianças e adolescentes. É fundamental que os pais lembrem que essas carteiras estão prontas para serem resgatadas”, afirmou Vidal.
Vale ressaltar que pais podem solicitar a CIN para seus filhos, porém, crianças de até cinco anos podem ter dificuldade na coleta de dados, devido ao tamanho de suas impressões digitais.
“É importante lembrar que crianças de zero a cinco anos não são obrigadas a emitir a CIN. Nessa idade, as impressões digitais ainda são muito pequenas e podem não ser registradas corretamente pelos equipamentos”, explicou Vidal.
A Certidão de Nascimento continua sendo o documento oficial para crianças.