fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Candidatos em Manaus consideram o tema da redação do Enem 2023 “difícil” e “confuso”

"ENEM 2023 - DOMINGO (5) - MANAUS (AM) - Candidatos após saída da prova do Enem na unidade do CMPM V em Manaus — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

Candidatos em Manaus analisam como “difícil” e “confuso” o tema da redação do Enem 2023

No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, candidatos que participaram em Manaus avaliaram o tema da redação como “difícil” e “confuso”. O desafio proposto exigiu que os inscritos desenvolvessem uma dissertação sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Especialistas consultados pelo g1 afirmam que o tema está dentro do perfil de prova do Enem, abordando um problema social relevante e exigindo uma proposta de intervenção consistente.

Para Miguel de Oliveira, estudante do ensino médio de 17 anos, o primeiro dia do exame foi cansativo. “A prova exigiu muito, foi bem cansativo. Sobre a redação, eu gostei do tema e consegui desenvolver minha argumentação. No entanto, admito que foi difícil. Ainda assim, estou confiante”, declarou o estudante, que busca uma vaga em engenharia ou ciência da computação.

Por outro lado, a candidata Nicole Vitória, também de 17 anos, considerou as provas do Enem fáceis, mas ficou surpresa com o tema da redação. “A prova foi tranquila, mas o tema da redação foi algo que eu não estava esperando. Eu me preparei para qualquer assunto e isso me surpreendeu bastante”, comentou Nicole, que sonha em cursar enfermagem em uma universidade pública.

Anne Talyta, de 17 anos, mostrou-se otimista com o exame, embora tenha considerado as questões difíceis devido aos textos extensos. “Como é minha primeira experiência, achei bem cansativo e difícil. Houve muita interpretação de texto. Também poderiam ter abordado mais os assuntos presentes no plano de estudos. Foi exaustivo, com textos enormes e uma linguagem muito complexa. Poderia ser mais direto”, opinou a estudante, que sonha em cursar medicina e direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Júlio César Abreu, estudante de 15 anos, explicou que sua participação no Enem 2023 tem como objetivo adquirir mais experiência para os próximos anos. Apesar de estar apenas no primeiro ano do ensino médio, ele classificou a prova como difícil, mas gostou do tema da redação. “Sou do primeiro ano, então havia assuntos que ainda não estudei. Por isso, achei a prova difícil. Quanto à redação, considero o tema atual e necessário. Como pratico técnicas de redação, foi tranquilo para mim”, explicou o estudante, cujo sonho é se tornar médico.

As provas do Enem serão realizadas em dois domingos, como nos anos anteriores, sendo previstos para os dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, 57 municípios do Amazonas terão aplicação do exame. No estado, serão disponibilizados 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação. Agora, os candidatos aguardam ansiosos pela divulgação do gabarito oficial.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/05/candidatos-do-enem-2023-em-manaus-avaliam-tema-da-redacao-como-dificil-e-confuso.ghtml