Manaus (AM) – O Rio Negro deve atingir uma mínima histórica em Manaus, conforme previsão do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Na última sexta-feira (27), o rio alcançou 13,73 metros, a 4ª menor cota desde o início das medições hidrológicas em 1902. A capital amazonense enfrenta uma situação crítica por conta da estiagem, com o nível atual do Rio Negro apenas 1,03 metro acima da marca histórica de 12,70 metros registrada em 2010. Manaus já declarou situação de emergência por 180 dias e interditou a Praia da Ponta Negra, após o rio ficar abaixo da cota de segurança de 16 metros.
O pesquisador Artur Matos, coordenador nacional dos Sistemas de Alerta Hidrológico do SGB, alertou sobre a possibilidade do nível do rio baixar ainda mais. Ele explicou: “Se essa média de descida de 19 cm por dia continuar, o Rio Negro pode ultrapassar a marca de 12,7 metros em menos de uma semana e, nas semanas seguintes, ficar abaixo dos 12 metros.”
A estiagem também impacta outros rios da Bacia Amazônica que estão em níveis críticos. Na última sexta-feira (27), o Rio Solimões em Itapéua registrou uma profundidade de apenas 37 cm. Em Manacapuru, a cota chegou a 3,47 metros, próxima da menor marca histórica de 3,11 metros registrada em 2023.
As previsões indicam que a situação deve piorar nas próximas semanas, com vários rios da região atingindo níveis recordes de baixa.
Leia mais:
Nível do Rio Negro atinge 17,47 metros e está próximo ao recorde de secas
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb
Fonte: https://portaltucuma.com.br/seca-no-rio-negro-pode-atingir-minima-historica-em-manaus-sl23/