fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Wilson Lima divulga medidas contra queimadas no Amazonas; confira o vídeo

Amazonas – O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (14/08), diversas medidas para combater as queimadas no Sul do Amazonas. Entre as ações detalhadas está o aumento do valor das diárias para as equipes em campo, o envio de mais 200 homens do Corpo de Bombeiros e a contratação imediata de 85 brigadistas pelo Governo do Estado.

“Já foi aprovado um recurso na ordem de R$ 21 milhões, do Ministério da Justiça. Com o aumento de mais 200 alunos soldados e mais 85 brigadistas de imediato, vamos chegar a pelo menos 650 homens [em campo]”, destacou Wilson Lima. A meta é intensificar as operações durante o período crítico da estiagem, com cerca de mil homens atuando nos municípios mais afetados pelas queimadas.

Os 200 alunos soldados irão compor as equipes em até 15 dias e são provenientes do último concurso público para as forças de segurança, realizado em 2022. Atualmente, estão finalizando o curso de formação e se juntarão aos 410 agentes já na região Sul do Amazonas pela Operação Aceiro. Esta operação conta com homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas municipais e a Força Nacional.

Os 85 brigadistas contratados que começarão na próxima semana atenderão prioritariamente os municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Em setembro, o contingente será expandido com mais 68 brigadistas, abrangendo também os municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, alcançando um total de 153 homens para apoiar os bombeiros.

A contratação inicial dos 85 profissionais pelo governo do Amazonas será antecipada com recursos do tesouro estadual, totalizando R$ 1 milhão, por meio de um contrato entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). O grupo, capacitado pelo Corpo de Bombeiros em junho, é composto por residentes locais e integra um projeto apresentado pelo Governo do Amazonas ao Banco de Desenvolvimento KfW, que financiará a iniciativa.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/politica/wilson-lima-anuncia-acoes-para-o-combate-as-queimadas-no-amazonas/