Manaus – A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou nesta quarta-feira, 14/8, a reformada Unidade de Saúde da Família (USF) Balbina Mestrinho e o Laboratório Distrital Norte Professor Manoel Bastos Lira, localizados na rua Major Silvério J. Nery, 170, núcleo 3, bairro Cidade Nova, na zona Norte da cidade. Essa ação é parte do compromisso da prefeitura em ampliar o acesso da população aos serviços da rede de atenção primária à saúde.
Durante a cerimônia de reinauguração, o vice-prefeito e secretário chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou o aumento no número de unidades entregues na capital.
“Chegamos ao número de 80 unidades básicas de saúde revitalizadas, reformadas ou construídas em Manaus. Isso faz com que o próprio Ministério da Saúde reconheça a atenção básica da nossa cidade como a melhor do Brasil por várias vezes consecutivas. Nós vamos atender nesta área da cidade, em média, 650 mil pessoas, que fazem parte do distrito norte, e por intermédio do laboratório podemos chegar a quase dois milhões de exames por ano, isso mostra e ratifica o compromisso da gestão com a área da saúde, que até o fim do ano realizará mais 29 entregas”, pontuou Rotta.
A nova USF, que operará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, é referência para aproximadamente 30 mil moradores da região e tem a capacidade de realizar até 35.640 procedimentos mensais.
Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas em clínica geral, consultas de enfermagem, consultas odontológicas, planejamento reprodutivo, pré-natal, atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, imunização, controle da hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos, ambulatório de seguimento do bebê de risco, programa de tuberculose, programa de hanseníase e acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais.
Para Maria Alice, técnica de enfermagem com 56 anos e 12 anos de atuação na USF Balbina Mestrinho, a reforma reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados. “Assim, a gente melhora o suporte médico à comunidade, disponibilizando atendimento médico, odontológico, serviço de enfermagem, qualificado, e nós temos também um laboratório que é anexo do Balbina. Tudo isso potencializa a nossa assistência, tendo em vista que a reforma melhorou as salas de atendimento, equipamentos e toda a estrutura,” afirmou.
O estabelecimento também oferece exame preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, testes de gravidez e exames de imagem como ultrassonografia, raio X e eletrocardiograma.
Além das seis equipes de Saúde da Família, a unidade conta com apoio de seis equipes de Saúde Bucal e duas equipes de Atenção Primária, abrangendo médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, agentes comunitários e servidores administrativos, todos empenhados em oferecer serviços qualificados na prevenção e promoção da saúde.
“Está maravilhoso, modificaram muita coisa, agora sim está notável. A farmácia está modificada, o atendimento, tudo está muito bonito. Eu estava muito triste, porque onde não há um posto de saúde de qualidade perto de casa, é difícil. Mas, graças a Deus, a prefeitura fez a reforma para nós”, relatou Nazaré Otsuka, moradora de 74 anos do bairro Cidade Nova.
Laboratório
A reforma e ampliação do Laboratório Distrital Norte Professor Manoel Bastos Lira aumentaram sua área construída de 200 para aproximadamente 350 metros quadrados, proporcionando mais conforto e melhores condições para servidores e usuários.
Essa unidade atenderá preferencialmente dez bairros do Distrito de Saúde Norte de Manaus, cujo número de habitantes aproxima-se de 650 mil. Com 14 postos de coleta fixos, 18 postos de coleta itinerantes na área urbana e oito em unidades rurais, totalizando 40 postos de coleta, o LDN realiza coleta domiciliar e possui capacidade para cerca de 1,8 milhão de exames anuais.
O laboratório oferece 94 tipos de exames, incluindo análises bioquímicas, hematológicas, imunológicas, sorológicas, parasitológicas, bacteriológicas e sumária de urina. Os exames são processados automaticamente em equipamentos de última geração, garantindo alta resolutividade.
Um moderno sistema de software facilita a comunicação entre o laboratório e seus postos de coleta, assegurando agilidade e confiabilidade no processamento de amostras, além de permitir o acesso a resultados diretamente pelos usuários através do serviço Labonline (https://labonline.manaus.am.gov.br/).
Atualmente, o Laboratório Distrital Norte participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade, gerenciado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.
Com informações da Assessoria.