O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá 54.219 candidatos com atendimento especial durante a aplicação das provas no próximo domingo (18), dentre os mais de 2,11 milhões de inscritos. O apoio especial foi solicitado no momento da inscrição no certame por pessoas com deficiência (PcD), pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), gestantes e lactantes, além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.
O atendimento às condições especiais requeridas para a realização das provas passou por um processo de análise de viabilidade e razoabilidade do pedido pela coordenação do concurso unificado, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As solicitações dos candidatos incluem salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesas para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, auxílio para leitura/transcrição, além de tempo adicional para a conclusão das provas.
### Público Solicitante
Dos 54,2 mil candidatos que pediram atendimento especial, 43.926 se inscreveram como pessoas com deficiência (PcD). O ministério informou que recebeu 7.035 solicitações de atendimento especial relacionadas ao transtorno de espectro autista (TEA). Ao todo, 1.551 gestantes fizeram pedidos. Entre as solicitações de apoio encaminhadas por este grupo estão a prestação da prova em salas de fácil acesso, apoio para perna e pé, além de mesa e cadeira separadas. As solicitações são semelhantes às registradas por 1.874 lactantes.
Com informações da Agência Brasil.