Na última segunda-feira, 15, o Governador Wilson Lima, filiado ao União Brasil, desfrutou do prazer de acolher uma digna comitiva de embaixadores pertencentes à Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Essa honorífica visita ao coração do Amazonas visa uma aproximação e um aprofundamento em estratégias focadas em ciência, tecnologia, inovação e, primordialmente, no meio ambiente.
Durante esse encontro repleto de significado, Wilson Lima teve o privilégio de hospedar embaixadores e assessores de uma gama variada de nações, incluindo Camboja, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Mianmar, Vietnã e Timor Leste. Também estiveram presentes dignitários envolvidos nas relações de cooperação entre o vasto Brasil e o vibrante continente asiático.
“Existem várias afinidades entre o Amazonas e o continente asiático, evidenciadas notavelmente pelo clima. Além disso, compartilhamos conexões solidificadas com empresas residentes no Polo Industrial. É crucial fortificar elos com países que valorizam nossas iniciativas e que oferecem portais para parcerias colaborativas”, destacou o estado-maior do Amazonas, Wilson Lima.
A missão diplomática recebeu um detalhado panorama dos marcos alcançados pela administração estadual em diversos eixos, por meio de uma apresentação compartilhada pelos lideranças das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Meio Ambiente (Sema) e Cultura (SEC). A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) também contribuíram com seus relatos.
Ao longo desta apresentação, enfatizou-se a vitalidade de implementar políticas públicas que priorizem educação e um modelo econômico que respeite os princípios da sustentabilidade. Foram citados como exemplos a “Escola da Floresta”, os projetos de créditos de carbono, além da mineração de potássio em Autazes e da exploração de gás natural em Silves.
No specto do desenvolvimento social, a delegação estrangeira teve a chance de conhecer programas de impacto significativo como “Prato Cheio”, “Amazonas Meu Lar” e Auxílio Estadual Permanente, além das iniciativas relacionadas à cultura e ao turismo do estado do Amazonas.
A Asean, como reafirmado, é um consórcio regional intergovernamental envolvendo dez nações do sudeste asiático, dedicado a fomentar a cooperação intergovernamental e à integração nas áreas econômica, política, de segurança, militar, educacional e sociocultural entre seus membros e também com outros estados asiáticos. A coalizão tem como missão promover o crescimento econômico, social e cultural da área, assegurando a estabilidade política e econômica região e atuando como uma plataforma para resolver desavenças intra-regionais.
Este evento marca um passo promissor no estreitamento de relações entre o Amazonas e os países membros da Asean, delineando um futuro de colaborações frutíferas e avanços concretos em diversas frentes de desenvolvimento.
Com informações da assessoria