A partir da próxima segunda-feira, dia 3, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar anuncia a abertura das inscrições para o Provão Eletrônico destinado a jovens e adultos que buscam concluir o Ensino Fundamental e Médio. Esta será a segunda vez, no ano de 2024, que a secretaria organiza essa oportunidade em Manaus, disponibilizando um total de 6.500 vagas para interessados. Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 7 de junho, mediante o formato online, respeitando a disponibilidade de vagas.
Destina-se especialmente a indivíduos que desejam regularizar sua situação de estudos ou obter a certificação de conclusão da educação básica. Para se inscrever, é necessário acessar o site examesupletivo.seduc.am.gov.br.
Previsto para ocorrer de 10 de junho a 06 de agosto, o exame permitirá aos candidatos do Ensino Fundamental ou Médio realizar o “Provão Eletrônico” em uma das escolas estaduais selecionadas no momento do agendamento. A participação no provão para o Ensino Fundamental está aberta a candidatos com no mínimo 15 anos de idade, enquanto para o Ensino Médio, é necessário ter pelo menos 18 anos.
Em relação ao Provão Eletrônico, essa modalidade inovadora possibilita aos candidatos agendar até quatro disciplinas por turno, totalizando até 12 disciplinas possíveis em um único dia, de acordo com a oferta de vagas. Para o Ensino Fundamental, são oferecidas oito disciplinas, e para o Ensino Médio, doze disciplinas. Os candidatos que obtenham aprovação em todas as disciplinas devem solicitar o certificado por e-mail, enviando os documentos necessários para [email protected], ou pessoalmente na Gaeed, localizada na sede da Secretaria de Educação, no bairro Japiim, zona sul de Manaus.
Os locais designados para a realização das provas estão distribuídos por diferentes zonas da cidade, incluindo o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) no centro, a Escola Estadual Pe. Luís Ruas na Zona Leste, a Escola Estadual Eliana Pacheco Braga na Zona Norte e a Escola Estadual Sólon de Lucena na Zona Centro-Sul, disponibilizando opções de turno pela manhã, tarde e noite, conforme a localização.
A iniciativa se mostra uma excelente chance para aqueles que almejam avançar em suas carreiras educacionais, em um esforço conjunto da Secretaria de Estado para promover a educação inclusiva e acessível a todos.