fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Tornados nos EUA causam quatro m0rtos e dezenas de feridos

Foto: divulgação

No último fim de semana, uma série de devastadores tornados assolou Oklahoma, nos Estados Unidos, resultando na triste perda de quatro vidas, incluindo a de um inocente bebê de apenas quatro meses. O impacto destas violentas tempestades não se limitou a perdas humanas; mais de uma centena de indivíduos sofreram ferimentos de variados graus.

À medida que avançamos para o domingo (28), reporta-se que mais de 7 milhões de pessoas nos EUA encontram-se sob rigorosos alertas de tempestades severas. Essa situação catastrófica foi provocada por mais de vinte tornados que devastaram a região na noite de sábado (27), conforme informações do prestigiado “New York Times”.

Além disso, os alertas emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional não se limitaram a uma pequena área; de fato, cerca de 47 milhões de pessoas, estendendo-se do leste do Texas até Illinois e Wisconsin, foram advertidas sobre o potencial de enfrentarem ventos devastadores, chuvas torrenciais e a ameaça de granizo.

A expectativa é de que esta instabilidade climática persista por toda a área central dos Estados Unidos até pelo menos segunda-feira (29), mantendo as comunidades em alerta máximo.

Em uma ação decisiva, Kevin Stitt, o governador de Oklahoma, proclamou um “estado de emergência” e anunciou a liberação de fundos adicionais destinados a esforços de resgate e operações de recuperação. Através de um comunicado divulgado em vídeo pelas plataformas de mídia social, Stitt expressou seu compromisso em visitar pessoalmente as áreas mais afetadas pelos estragos causados pela tempestade, neste domingo.

De acordo com informações do Serviço Meteorológico Nacional, a tempestade mais severa assolou o centro de Oklahoma desde a noite de sábado até a manhã de domingo, expandindo-se também para o noroeste do Texas, oeste do Missouri e Kansas, trazendo consigo uma vasta quantidade de destruição.

O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma comunicou três fatalidades, além de reportar mais de 30 pessoas feridas e um considerável número de residências destruídas ou danificadas. A quarta vítima fatal foi confirmada durante uma coletiva de imprensa por Stitt.

Alertou-se que a extensão total dos danos ainda está sob avaliação, em meio a cenários de árvores tombadas, linhas de energia rompidas e estradas obstruídas por detritos.

Ainda na sexta-feira (26), tornados consecutivos já haviam causado destruição em Nebrasca e Iowa, prenunciando o início de um fim de semana turbulento e trágico para muitos.

* Com informações do G1

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/