fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Quatro m0rtos e dezenas de feridos em decorrência de tornados nos EUA

Foto: divulgação

O fim de semana em Oklahoma, EUA, foi marcado por uma série devastadora de tornados, resultando na trágica perda de quatro vidas, incluindo a de um bebê de apenas quatro meses. Mais de uma centena de indivíduos sofreram ferimentos devido ao desastre natural. Atualmente, em um alerta preocupante, mais de 7 milhões de habitantes nos Estados Unidos encontram-se sob aviso de condições tempestuosas severas. Estes eventos climáticos desenfreados foram particularmente intensos na noite de sábado (27), conforme reportado pelo renomado jornal “New York Times”.

Adicionalmente, ampliando o alcance dos alertas, o Serviço Meteorológico Nacional anunciou avisos para uma impressionante cifra de mais de 47 milhões de pessoas. Estes avisos abrangem uma vasta área, estendendo-se do leste do Texas até os estados de Illinois e Wisconsin, incluindo advertências de ventos fortíssimos, chuvas torrenciais e o perigo de granizo.

A situação meteorológica na região central dos EUA prevê-se que permanecerá insegura até pelo menos segunda-feira (29). Em uma resposta imediata a este cenário caótico, o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, proclamou um “estado de emergência” e anunciou a liberação de fundos adicionais destinados a equipes de resgate e esforços de recuperação. Através de uma emocionante mensagem de vídeo nas plataformas de mídia social, o governador expressou sua intenção de inspecionar pessoalmente os danos causados pela tempestade ainda neste domingo.

O relatório do Serviço Meteorológico Nacional destacou que o epicentro da calamidade se situou no centro de Oklahoma, na noite de sábado, prolongando-se até domingo de manhã, afetando também territórios no noroeste do Texas e partes do oeste de Missouri e Kansas. O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma contabilizou três óbitos, mais de 30 feridos, além de relatar significativa quantidade de residências arruinadas ou seriamente avariadas. A quarta vítima fatal foi confirmada em uma coletiva de imprensa por Stitt.

Este cenário devastador ainda está sendo meticulosamente avaliado, sobretudo devido aos inúmeros estragos causados, incluindo árvores arrancadas, linhas de energia interrompidas e estradas obstruídas por detritos. De forma adicional, na sexta-feira (26), tornados igualmente destrutivos castigaram os estados de Nebraska e Iowa, reforçando a gravidade da situação enfrentada por estas comunidades.

* Este texto traz informações provenientes do G1.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/