No cenário internacional, a libertação de Daniel Alves sob fiança de um milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões) gerou bastante repercussão. O fato ocorreu nesta última segunda-feira (25/3), após o ex-futebolista sair do Centro Penitenciário Brians 2, localizado em Barcelona. Logo após sua soltura, o ex-atleta, condenado por estupro, organizou um evento na sua mansão para celebrar o aniversário de seu pai, Domingos da Silva, conforme divulgado pelo programa espanhol “Así es la vida”, da Rede Telecinco.
A comemoração contou com a presença de amigos e familiares do ex-lateral da Seleção Brasileira, que permaneceram no local até as primeiras horas da manhã seguinte, como informou a emissora. Notavelmente, a esposa de Daniel Alves, Joana Sanz, optou por não comparecer ao evento.
No decorrer da semana, além dos festejos, Alves teve a companhia de dois amigos que, vestindo capuzes, tentaram evitar ser identificados pelos jornalistas posicionados ao redor da residência do ex-jogador, com a finalidade de acompanhar os acontecimentos após sua liberação da prisão.
Na manhã de quinta-feira (28/3), Daniel Alves foi visto ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, acompanhado da advogada Inés Guardiola. Tal apresentação faz parte das condições estabelecidas pela Justiça Espanhola durante o período de sua liberdade condicional. O atleta foi recebido com hostilidades pelo público. Confira o vídeo:
As condições para manter a liberdade provisória são rigorosas. Além do valor da fiança, Alves é obrigado a comparecer semanalmente ao tribunal espanhol e estar à disposição para apresentar-se ao Tribunal de Barcelona sempre que solicitado pela Justiça.
Atualmente, Daniel Alves aguarda a decisão da corte espanhola sobre o recurso apresentado por sua defesa contra a condenação de quatro anos e meio por estuprar uma jovem espanhola, enquanto desfruta de sua liberdade condicional.