O Brasil está experimentando sua terceira onda de calor nesta semana, esperando-se que o ponto mais crítico ocorra entre esta sexta-feira (15/3) e sábado (16/3), período no qual algumas áreas podem se aproximar da marca dos 40°C. Este fenômeno se manifesta quando as temperaturas se mantêm consistentemente 5°C acima da média para um intervalo mínimo de cinco dias seguidos, seguindo a explicação fornecida pela Organização Meteorológica Mundial.
Vamos dar uma olhada nas cinco capitais que serão mais afetadas por esta intensa onda de calor:
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grande parte do território nacional experimentará temperaturas superiores a 30°C até este sábado.
Apesar do atual calor abrasador, um novo cenário se desenha no horizonte com a expectativa de pancadas de chuva nas semanas seguintes. Estão previstas precipitações superiores a 50,0 mm em diversas áreas do Brasil ao longo da próxima semana.
Particularmente nas regiões do Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Tocantins, as chuvas poderão ser intensas, com possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas. Vale ressaltar que não se antecipam chuvas para o norte de Roraima durante este período.
Para Manaus (AM), espera-se que as temperaturas alcancem um pico de 34°C nesta sexta-feira (15) e de 33°C no sábado (16), adicionando uma camada extra de desafio aos residentes que já enfrentam condições de calor extremo.