No coração do Amazonas, o Governo do Estado, em uma ação coordenada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), acaba de marcar um novo capítulo na promoção do bem-estar feminino. Em março deste ano, a Sedel introduziu o primeiro grupo dedicado exclusivamente às mulheres no âmbito do Projeto Formando Campeões. Esta etapa não apenas expande a iniciativa mas destaca-se por beneficiar 80 mulheres que já mostraram seu interesse e habilidade no Curso de Defesa Pessoal, oferecendo-lhes aulas aos sábados.
Esta medida coloca em prática um dos focos da gestão do Governador Wilson Lima: valorizar e criar oportunidades para as mulheres nos mais diversos setores, incluindo expressivamente no esporte. Jorge Oliveira, Secretário da Sedel, destacou a importância deste novo núcleo, sublinhando que é um reflexo do compromisso contínuo do governo em fortalecer as políticas públicas para mulheres, oferecendo um caminho saudável e seguro através do esporte.
O programa não só leva adiante a educação em defesa pessoal dessas mulheres, mas também se aprofunda em elementos práticos e teóricos, abrangendo uma variedade de técnicas e disciplinas como jiu-jitsu, muay thai, luta olímpica e MMA. As participantes, todas veteranas de edições anteriores do curso, agora terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades e aplicá-las de forma mais eficaz.
Juliane Aguiar, uma das alunas do curso e mãe, testemunhou o impacto positivo dessa iniciativa em sua vida, dizendo que o curso lhe proporcionou mais qualidade de vida e energia para enfrentar suas tarefas diárias. A escolha da Vila Olímpica como local para os cursos foi um motivo adicional de celebração para ela, reforçando a excelência e a segurança do ambiente oferecido às participantes.
Desde seu lançamento em agosto de 2023, o Curso de Defesa Pessoal Feminina já alcançou mais de 500 mulheres, tanto na capital quanto no interior do Amazonas, com quatro edições realizadas. Uma destas edições ocorreu na cidade de Parintins, enquanto outra foi executada em colaboração com a Universidade Federal do Amazonas (UEA), ampliando significativamente o alcance e o impacto deste importante projeto.