Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dengue: Mais de um milhão de casos registrados no Brasil este ano.

Foto: divulgação

O Brasil até o presente momento já notificou 1,017,278 casos potenciais de dengue e registrou 214 óbitos oficialmente confirmados devido à doença desde o começo deste ano. Há mais 687 fatalidades em processo de estudo. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (29) pelo Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, em Brasília, a taxa de incidência da doença na nação atualmente é de 501 casos por 100 mil habitantes.

De acordo com os casos potenciais, mulheres representam 55,4%, enquanto os homens compõem 44,6%. O maior número de casos de dengue na nação é visto entre a faixa etária de 30 a 39 anos, seguida pelos grupos entre 40 a 49 e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera absolutamente em termos de casos potenciais (352,036) entre os estados. No entanto, ao analisar a taxa de incidência, o Distrito Federal lidera com 3.612,7 casos para cada 100 mil moradores.

O Distrito Federal está entre as jurisdições que declararam situação de emergência em saúde pública devido à explosão de casos de dengue. Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, relata que tanto a rede de saúde pública quanto a privada da capital estão sobrecarregadas.

Januário da Cruz Silva, de 61 anos, é um dos pacientes que enfrentaram desafios ao tentar obter atendimento médico. Ele trabalha com mudanças, mas teve que parar suas atividades por quase uma semana devido à dengue. Silva foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, do Paranoá, região administrativa no DF, após não conseguir ser atendido em um hospital.

Um outro caso é o de Glaucilene Cardoso, servidora de 44 anos, que também buscou cuidados médicos para a filha, Isabella, de 9 anos, diagnosticada com dengue e COVID-19. Ambos, mãe e filha, ressaltam o excelente serviço prestado pelos profissionais de saúde nas UBS.

Conforme informado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil poderá ter este ano o dobro de casos de dengue, comparando-se ao ano de 2023, que notificou 1,658,816 casos.

Neste próximo sábado (2), o Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, irá mobilizar o Dia D no combate à doença. Com o tema “Brasil Unido Contra a Dengue”, serão promovidas ações de conscientização para a população sobre os cuidados para prevenir a propagação da doença.

Os sintomas mais comuns de dengue incluem febre alta súbita, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti quando infectado.

Seis estados (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro) e o Distrito Federal, além de 154 municípios, já declararam situação de emergência por causa da doença.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/brasil-tem-mais-de-um-milhao-de-casos-de-dengue-este-ano/

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.