Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

OMS alerta para aumento de casos de sarampo globalmente

Foto: divulgação

Brasil – A omnipresente Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu mais uma vez um alerta em relação ao crescente número de casos de sarampo em nível global. “A situação do sarampo a nível mundial desperta grandes preocupações”, analisou a conselheira técnica da OMS para sarampo e rubéola, Natasha Crowcroft.

Diante dos jornalistas em Genebra, ela mencionou um aumento contínuo nas notificações de sarampo em todas as regiões globais, à exceção das Américas.
“Eles estão mantendo o nível, porém, com o acréscimo dos casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, prevemos a eminência de casos e surtos nas Américas também”.

Segundo informações mais atualizadas, segundo Natasha, foram relatados mais de 300 mil casos de sarampo ao longo de 2023, representando um aumento de 79% em comparação ao ano anterior. Em 2023, a doença apresentou grandes surtos em 51 países, contra 32 no ano precedente.

“Estamos cientes de que os números estão subestimados”, alertou a conselheira, referindo-se aos casos subnotificados em todo o globo. A projeção é que, em 2022, o número de fatalidades pelo sarampo tenha crescido em 43%, ocasionando mais de 130 mortes. “Devido ao aumento dos casos em 2023, esperamos que, ao encerrarmos a contagem dos dados, o número de mortes também tenha crescido”.

Respeito à questão das crianças e vacinação

Segundo estimativas da OMS, cerca de 142 milhões de crianças no mundo estão vulneráveis ao sarampo devido à ausência de vacinação. Cerca de 62% destas encontram-se em nações de baixa e média renda, onde as chances de surtos da doença são maiores.

Natasha recordou que, no decurso da pandemia de covid-19, muitas crianças não foram imunizadas contra o sarampo. A cobertura vacinal global atual para a doença está em 83%, uma percentagem que, segundo ela, é inadequada, dado o alto poder de contágio da doença. “Precisamos de uma cobertura de 95% para evitar a ocorrência de casos de sarampo”, frisou ela.
 
 
 

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/oms-alerta-para-aumento-de-casos-de-sarampo-no-mundo/

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.