Manaus – A Prefeitura de Manaus, juntamente com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), anuncia que, a partir desta terça-feira, 6/2, estudantes de escolas públicas municipais e estaduais já podem solicitar seus créditos do Passe Livre Estudantil mensais.
Os alunos ou seus responsáveis devem monitorar a situação da isenção no site oficial da Prefeitura de Manaus: https://estudantegratuidade.manaus.am.gov.br/credito. Após inserir o CPF e confirmar seus dados, devem selecionar o botão verde. Se os créditos mensais já tiverem sido solicitados, a mensagem “Estudante já recebeu a carga gratuita deste mês” será exibida.
“Nossa missão é garantir que todos os alunos de escolas públicas em Manaus tenham acesso simplificado ao transporte para suas escolas. Ao simplificar o processo de solicitação de créditos do passe livre estudantil, reforçamos nosso compromisso com a educação e a mobilidade urbana. Alunos e responsáveis devem estar cientes das regras e prazos para a solicitação mensal dos créditos, de forma a garantir o pleno uso deste benefício essencial”, declarou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.
No final de 2023, a Prefeitura de Manaus renovou, em colaboração com o governo do Amazonas, o convênio que concede aos 170 mil estudantes de escolas municipais e estaduais o passe livre estudantil, tendo por objetivo assegurar o acesso educacional e a mobilidade aos alunos do estado.
Segundo o Decreto 5.239, de 27 de janeiro de 2022, o benefício oferece 44 viagens gratuitas para cada estudante da rede pública que reside a mais de um quilômetro de sua escola. No caso da distância entre a casa e a escola ser inferior a um quilômetro, o aluno ainda tem direito à meia-passagem estudantil.
Lembre-se que, a cada mês, os estudantes devem acessar o site para solicitar seus créditos, uma vez que os mesmos não são cumulativos.