Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Força Aérea Brasileira intercepta aeronave suspeita em terra indígena de Roraima; assista ao vídeo

Foto: divulgação

Em uma operação realizada na manhã desta segunda-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou com sucesso um avião suspeito de envolvimento em atividades aéreas ilícitas na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), localizada na região da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O avião interceptado era um Cessna 182, registrado como PT-KLN, que foi identificado a uma distância de cerca de 110 km a oeste de Boa Vista. Este avião foi imediatamente monitorado pela FAB, em parceria com a Polícia Federal, após ter sido detectado.

O status de “suspeito” atribuído a esta aeronave remonta a um decreto instituído no ano passado, visando principalmente proteger os territórios contra ações ilegais como o garimpo. As ações reforçam a defesa aérea e visam a proteção da Terra Indígena Yanomami e áreas próximas.

Veja o vídeo:

Conforme os dados fornecidos pela FAB, a desobediência do piloto às ordens resultou na defesa aérea efetuando um Tiro de Aviso (TAV). Esta ação forçou um pouso não planejado em uma pista de terra. Apesar do sucesso em apreender o avião por parte da Polícia Federal, o piloto conseguiu fugir do local, o que aumenta a quantidade de perguntas acerca das intenções de suas atividades.

Desde fevereiro de 2023, a ZIDA foi estabelecida na região Norte do Brasil, com o objetivo explícito de reforçar a capacidade da Defesa Aérea sobre a Terra Indígena Yanomami e áreas vizinhas. Esta ação vem como uma importante contribuição para combater o garimpo ilegal em Roraima – um problema ambiental e social de grande importância para a região.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/policia/forca-aerea-brasileira-intercepta-aeronave-suspeita-sobrevoando-terra-indigena-em-roraima-veja-video/

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.