A Secretaria de Saúde do Mato Grosso fez uma declaração confirmando a descoberta de uma nova subvariante do coronavírus – a JN 2.5, que é evolução da Ômicron. “Este é o primeiro caso confirmado desta subvariante no Brasil”, informou o órgão.
De acordo com um comunicado divulgado, o laboratório central do estado foi capaz de sequenciar a subvariante e identificá-la durante uma pesquisa realizada de 16 a 18 de janeiro. Quatro pacientes do sexo feminino deram positivo para a nova variedade viral e deram entrada no hospital.
Das quatro, três tiveram alta e encontram-se estáveis, seguindo o protocolo de isolamento domiciliar sob o monitoramento da vigilância municipal. A quarta paciente, que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, infelizmente, não sobreviveu.
“Contudo, o caso ainda está sendo investigado pela equipe de saúde da SES [Secretaria de Estado de Saúde] e no momento não foi estabelecido se a covid-19 foi a causa de seu falecimento.”
O governo estadual fez um chamado público para calma ao mesmo tempo em que conclama a população a manter-se vigilante para possíveis sintomas de gripe. As recomendações prosseguem a favor do uso de máscaras em caso de sintomas de gripe ou resfriado e de limpeza regular de mãos com sabão ou álcool 70%, além de frisar a importância da vacinação.
Além do Brasil, essa subvariante JN 2.5 já foi rastreada também no Canadá, em França, na Polônia, em Espanha, nos Estados Unidos da América, na Suécia, e no Reino Unido.
Informações fornecidas pela Agência Brasil.