Brasil – No último sábado, 20, o Norte do Brasil experienciou o tremor de terra mais potente já documentado pelo país. De acordo com os dados, o abalo sísmico ocorreu às 18h31 (horário de Brasília), equivalente às 16h31 (horário local) e atingiu uma magnitude de 6,6 graus pela Escala Richter.
As coordenadas revelam que o epicentro do sismo situou-se numa região isolada de Ipixuna, localizada no Estado do Amazonas. A ausência de danos reportados pode ser justificada pela profundidade do terremoto, estimada em 614,5 quilômetros, que permitiu a dispersão da energia.
Essa região se destaca por estar sujeita a tremores, devido à sua proximidade com a Cordilheira dos Andes – uma das áreas de maior atividade sísmica global. No entanto, até o momento, tanto o governo do Acre quanto a administração municipal de Tarauacá não emitiram declarações sobre o ocorrido.
Além disso, vale lembrar que anteriormente, o sismo de maior magnitude registrado no Brasil ocorreu na região da Serra do Tombador, Mato Grosso, no dia 31 de janeiro de 1955, alcançando 6,2 graus na Escala Richter.
Informações fornecidas pelo Jovem Pan.