Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

FVS aponta quase 200 casos de febre do Mayaro e Oropouche registrados em um mês no Amazonas

Febre do Mayaro é transmitida pelo mosquito do gênero Haemagogus, mas já houve comprovação em laboratório da possiblidade de infecção do Aedes aegypti pelo MAYV — Foto: Pixabay/Divulgação

Casos de febre do Mayaro e Oropouche preocupam a população do Amazonas. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o estado registrou quase 200 casos dessas doenças entre dezembro e início de janeiro. A febre do Mayaro e a febre Oropouche são causadas por vírus que apresentam sintomas semelhantes às arboviroses, como a dengue e a chikungunya.

Segundo a FVS-AM, não há registro de transmissão de uma pessoa para outra diretamente nos dois tipos de febres. No entanto, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas identificou a presença dessas doenças em diversas cidades do estado.

Para enfrentar essa situação, a FVS-AM divulgou uma nota técnica orientando a intensificação da vigilância em saúde e a adoção de medidas de prevenção. A nota aborda informações sobre os sintomas, transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção dessas doenças.

A diretora-presidente da FVS-AM, Tatyana Amorim, ressalta a importância da cooperação entre governos estadual, municipais e população para fortalecer a capacidade de resposta às doenças transmitidas por vetores.

Para evitar a infecção, é recomendado evitar a picada de mosquitos infectados. Ao adentrar locais de mata e beira de rios, é importante fazer uso de repelentes e roupas compridas. Além disso, eliminar os criadouros de mosquitos, como acúmulos de lixo e água parada, também é essencial.

A população do Amazonas deve estar atenta aos sintomas e buscar atendimento médico ao identificar qualquer sinal dessas doenças. Com medidas de prevenção e uma vigilância adequada, é possível reduzir o impacto dessas febres no estado.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/01/08/amazonas-registra-quase-200-casos-de-febre-do-mayaro-e-oropouche-em-pouco-mais-de-um-mes-aponta-fvs.ghtml

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.