fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Irmão de traficante atuava como gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

Os irmãos Sérgio (à esquerda) e Lanalbert (à direita) — Foto: Divulgação

Exoneração de Gerente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas após revelação de parentesco com traficante

Na última segunda-feira (12), veio à tona a informação de que o irmão de um dos principais traficantes do Amazonas ocupava o cargo de gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM). Lanalbert Nunes Obando, nomeado para o cargo em outubro, foi exonerado imediatamente após a descoberta.

Lanalbert, que recebia um salário de R$ 5.564,67, estava encarregado de trabalhar na pasta responsável por apurar informações sobre o crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro. No entanto, descobriu-se que ele é irmão de Sérgio Roberto Obando, um traficante preso em 2011 com 1,5 toneladas de cocaína e que, em 2017, foi detido novamente com 400 quilos de entorpecentes.

De acordo com a Polícia Federal, Sérgio é um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Chama a atenção o fato de que a última prisão de Sérgio ocorreu em outubro, e apenas 15 dias depois seu irmão foi nomeado para o cargo na gerência de inteligência da SSP.

O Governo do Amazonas alegou desconhecer o parentesco entre Lanalbert e Sérgio e determinou a imediata exoneração do comissionado. A SSP-AM também prometeu investigar a nomeação. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), que busca esclarecer as circunstâncias da nomeação do irmão do traficante para o cargo de gerente de inteligência.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/12/irmao-de-traficante-ocupava-cargo-de-gerente-de-inteligencia-na-secretaria-de-seguranca-publica-do-am.ghtml