Chuva causa mais de 20 ocorrências em Manaus e índice pluviométrico atinge 74,2mm
A cidade de Manaus enfrentou uma intensa chuva nesta última quinta-feira (23), com um índice pluviométrico alcançando 74,2 milímetros, de acordo com informações da Defesa Civil Municipal. A tempestade resultou em mais de 20 ocorrências em toda a cidade, podendo esse número aumentar nas próximas horas.
Ao longo do dia, foram registradas diversas situações de risco, sendo cinco ocorrências de risco de deslizamento, três ocorrências de risco de desabamento, três ocorrências de alagação, duas ocorrências de tombamento, duas ocorrências de erosão, além de um desabamento, um deslizamento, um risco de tombamento, uma ocorrência envolvendo um bueiro e uma infiltração.
A Zona Leste de Manaus foi a região mais afetada, concentrando oito ocorrências, sendo que os bairros Cidade Nova e Colônia Antônio Aleixo foram os mais prejudicados.
As ocorrências de risco de deslizamento foram registradas nos bairros Petrópolis, Tarumã, Colônia Antônio Aleixo, São José Operário e Cidade Nova. Já os riscos de desabamento ocorreram nos bairros Compensa, Ponta Negra e Jorge Teixeira.
Duas ocorrências de alagação foram registradas na Zona Leste, nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, e uma terceira na Cidade Nova. As ocorrências de tombamento aconteceram nos bairros Cidade Nova e Colônia Antônio Aleixo. Já as erosões foram identificadas na segunda etapa do bairro Distrito Industrial e no bairro Cidade Nova.
Segundo dados da Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), a média das chuvas nas últimas 24 horas na capital foi de 74,2 milímetros. A pluviometria por zona na cidade, até as 16h, foi de: 131 milímetros na Zona Leste, 108 milímetros na Zona Norte, 44 milímetros nas regiões Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste, e 43 milímetros na área Oeste.