Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Rio Negro registra aumento de 24 centímetros em quatro dias em Manaus

Porto de Manaus e Manaus Moderna em 16 de outubro de 2023, data em que o Rio Negro atingiu a maior seca em 121 anos. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Após uma longa estiagem que durou mais de 130 dias, o Rio Negro finalmente começa a mostrar sinais de recuperação em Manaus. Depois de nove dias de oscilações, o nível das águas voltou a subir, trazendo alívio para as comunidades ribeirinhas e mudando a paisagem da cidade.

No ano de 2023, a região enfrentou a maior seca já registrada em mais de 120 anos. Escolas foram fechadas, comunidades rurais foram isoladas e a cidade teve que se adaptar à nova realidade. Porém, no dia 28 de outubro, o Rio Negro deu os primeiros sinais de recuperação e desde então tem apresentado um aumento consistente no seu nível.

Após subir 44 centímetros em um período de nove dias, o rio sofreu uma queda de 26 centímetros durante nove dias seguintes. Essas oscilações são conhecidas como “repiquete” e são comuns nessa região. Porém, na sexta-feira passada (17), o rio estabilizou, não subindo nem descendo.

O cenário mudou no sábado (18), quando foram registrados os primeiros sinais de uma nova subida das águas. Desde então, o Rio Negro tem mostrado um aumento constante no seu nível. No dia 18 de novembro, subiu 2 centímetros, no dia seguinte foram 5 centímetros a mais. Já no dia 20 de novembro, o rio mostrou uma subida mais expressiva, com 8 centímetros a mais. E, finalmente, no dia 21 de novembro, o rio subiu 9 centímetros.

Esse aumento no nível das águas traz esperança para as comunidades ribeirinhas, que há meses sofrem com as consequências da seca. A natureza começa a se recuperar e a vida volta aos poucos ao seu ritmo normal. Acompanharemos de perto a evolução desse fenômeno e torcemos para que as chuvas continuem a ajudar na recuperação do Rio Negro.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/em-manaus-rio-negro-sobe-24-centimetros-em-quatro-dias.ghtml

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.