Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023: Espaços da feira utilizarão madeiras de barcos antigos em Manaus

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 vai ter palcos e espaços construídos utilizando uma técnica que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados. — Foto: Divulgação

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 promove a preservação da Amazônia de forma sustentável

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 está se aproximando e traz consigo uma novidade incrível: palcos e espaços construídos de forma inovadora, utilizando madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados. Esse evento, considerado o maior da Região Norte voltado para tecnologia, bioeconomia e inovação, acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Manaus.

O objetivo principal dessa exposição é impulsionar os polos de Bioeconomia (Bio) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

O arquiteto Sérgio Santos é responsável pela construção dos palcos, receptivos e espaços da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, utilizando materiais reaproveitados. Ele é reconhecido internacionalmente por sua expertise em dar um novo propósito aos materiais descartados, e nessa exposição não será diferente.

“Estamos utilizando materiais de reaproveitamento, como paletes, OSB (oriented strand board) e embalagens gerais. Reutilizamos tudo para construir os estandes, pisos, móveis, painéis, portais, palcos e diversos outros espaços do evento”, declarou o arquiteto.

Um destaque especial dessa abordagem sustentável é o uso de madeiras retiradas de barcos antigos, que são desmontados pela equipe do arquiteto.

“Também utilizamos madeiras de reuso de barcos para criar mesas, cubos, balcões e muito mais. Ou seja, podemos fazer uma infinidade de coisas com esses materiais”, complementou.

Além da construção dos espaços, o arquiteto também contribui com a ambientação e paisagismo da ExpoAmazônia, utilizando as mesmas madeiras reaproveitadas.

Após o término do evento, todos os produtos serão doados para instituições sociais e associações que trabalham com reciclagem de materiais. Essa iniciativa faz parte do compromisso ambiental e sustentável da Expo.

“Além de dar um novo significado para o que seria considerado ‘lixo’, também incentivamos outras pessoas a fabricarem produtos semelhantes. Isso estimula a geração de renda e beneficia a todos. A Amazônia agradece”, concluiu Sérgio.

Entre os projetos conduzidos pelo arquiteto, um dos mais notáveis é o Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa), que recebeu reconhecimento internacional na 16ª Bienal Internacional de Arquitetura, em Buenos Aires, no ano de 2017. Esse projeto tem como objetivo promover uma urbanização sustentável de baixo custo em comunidades de alta vulnerabilidade socioambiental e econômica, além de colaborar com a geração de renda para a população local.

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 ocorrerá no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, bairro Distrito Industrial I, em Manaus. O evento contará com debates sobre seis eixos temáticos, visando estimular a preservação da floresta e o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia: bioeconomia, biotecnologia e mercados; empreendedorismo e gestão de negócios; valorização dos saberes tradicionais; produções acadêmicas em Bio&TIC; Tecnologia da Informação e Comunicação e mercados; e economia criativa e cultura.

Para obter mais informações sobre o evento, acesse o site expoamazonia.com ou baixe o aplicativo oficial disponível para Android e iOS através dos links: bit.ly/47rdMly e apple.co/3FSgzZ2.

Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e o desenvolvimento socioeconômico dos povos amazônicos, essa feira tem como objetivo fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e promover sua constante integração com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/expoamazonia-bioandtic-2023-tem-palcos-e-espacos-feitos-com-madeiras-de-barcos-antigos-em-manaus.ghtml

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.