Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Mães do Enem’ enfrentam longa espera de 6 horas para liberarem seus filhos em Manaus: solidariedade e apoio são essenciais

Mães aguardam filho na saída de local de prova do Enem em Manaus — Foto: Bianca Fatim, g1 AM

Mães se unem para esperar seus filhos durante o Enem em Manaus

Mesmo enfrentando o calor intenso, um grupo de mães se reuniu durante o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023, na Escola Estadual Marcantonio Vilaça II (CMPM II), em Manaus. Apelidadas de “mães do Enem”, Maria Antônia, Eliana Lyra e Miriam Borges compartilharam o objetivo de aguardar pacientemente a saída de seus filhos para garantir que eles retornassem em segurança para casa.

Maria Antônia, dona de casa, explicou ao g1 que seu principal motivo para esperar sua filha Giovana, de 17 anos, é dar apoio ao sonho da estudante de se tornar arquiteta. O calor, apesar de incômodo, ficou em segundo plano, pois o suporte à realização do objetivo da filha se mostrou muito mais importante.

“Estar ao lado dela, acompanhá-la e mostrar meu apoio é fundamental. Ser mãe é celebrar as conquistas dos nossos filhos, e o sonho de Giovana é ser arquiteta. Enfrentamos o calor porque estamos acostumadas e porque é por uma causa tão importante”, destacou Maria Antônia.

Eliana Lyra, mãe de um estudante de 18 anos, compartilha da mesma opinião. Ela acredita que o mínimo que pode fazer é esperar seu filho com paciência até que ele termine a prova.

“Não almocei, estou aqui desde as 11h. É um ato que toda mãe precisa fazer. Então, farei tudo o que estiver ao meu alcance para acompanhá-lo e incentivá-lo. Além disso, é uma segurança tanto para ele quanto para mim. Por isso, nos consideramos as ‘mães do Enem'”, afirmou Eliana.

Com a espera, as mães tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e decidiram criar um grupo de mães de participantes do Enem. A intenção é trocar vivências e estabelecer uma rede de apoio.

“Devemos estar ao lado de nossos filhos sempre. Acordei às 5h30 para preparar o almoço do meu filho. Portanto, encontrar outras mães na mesma situação que a minha é de grande ajuda”, finalizou Miriam Borges.

Essa iniciativa das mães mostra o quanto elas estão empenhadas em apoiar e incentivar seus filhos durante essa importantíssima etapa da vida acadêmica. Esperamos que mais histórias como essas possam inspirar outras mães a se unirem e formarem uma rede de apoio para os futuros estudantes do Enem.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/12/maes-do-enem-encaram-6-horas-de-espera-para-saida-dos-filhos-em-manaus-temos-que-apoiar.ghtml

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.