Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Descubra a origem da torre do ‘Quem quer ser um milionário’ do Domingão do Huck, construída no Paraná e levada para a Amazônia

The Amazon Tall Tower (ATTO) — Foto: Jorge Saturno

Torre Atto: a maior torre de pesquisa ambiental do planeta

A Torre Atto, também conhecida como Observatório da Torre Alta da Amazônia, é considerada a maior torre de pesquisa ambiental do mundo, com seus impressionantes 325 metros de altura. Localizada no coração da Reserva Biológica de Uatumã, na Amazônia, a torre foi inaugurada em 2015 e é resultado de uma parceria entre os Governos do Brasil e da Alemanha.

Construída a partir de peças fabricadas em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, a torre teve um processo logístico desafiador para chegar ao seu local final. Com cerca de 15 mil peças, elas foram transportadas por cinco carretas e balsas, em uma jornada de quase duas semanas.

A escolha da localização da Torre Atto não foi por acaso. O objetivo era encontrar um local ainda preservado, longe do desmatamento que assola a região. Dessa forma, a torre se tornou um ponto estratégico para estudar as mudanças climáticas na Amazônia e entender como a floresta contribui para a conservação do planeta.

Pesquisadores de diversas partes do mundo visitam a torre regularmente para realizar estudos e experimentos. Equipamentos fixados ao longo dos 325 metros da estrutura coletam e geram constantemente dados relacionados às condições meteorológicas, químicas e biológicas da região. Entre as informações mais relevantes, está a quantidade de carbono na Amazônia, que está intimamente ligada à capacidade da floresta em capturar carbono e produzir chuvas.

A importância desses estudos se dá principalmente pelo impacto que o desmatamento tem na região. Quando a Amazônia é destruída, sua capacidade de evapotranspiração é reduzida em quase 40%, comprometendo a produção de chuva e afetando a umidade disponível no ambiente. Esse desequilíbrio pode criar um efeito cascata, prejudicando não apenas o ecossistema local, mas também a estação chuvosa em toda a América do Sul e o consumo de energia dessa região.

Portanto, a Torre Atto não é apenas um ponto turístico impressionante, mas sim uma ferramenta essencial para entender e preservar o maior bioma tropical do mundo. Com suas pesquisas contínuas e avançadas, a torre proporciona respostas valiosas sobre as mudanças climáticas e colabora para a conservação da Amazônia e do nosso planeta como um todo.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/11/08/torre-tema-de-pergunta-do-quem-quer-ser-um-milionario-do-domingao-do-hulk-foi-construida-no-parana-e-levada-para-a-amazonia-conheca.ghtml

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.