Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Qualidade do ar em Manaus é classificada como péssima e fumaça retorna durante feriado de Dia dos Finados

Manaus é encoberta novamente por fumaça. — Foto: Pedro Dias/Rede Amazônica

Qualidade do Ar em Manaus é considerada péssima no feriado de Dia dos Finados

Manaus enfrenta mais um dia de má qualidade do ar, com a fumaça voltando a encobrir a cidade nesta quinta-feira (2), feriado de Dia dos Finados. De acordo com o sistema “Selva”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a capital amazonense vive uma grave crise ambiental, agravada pelas queimadas e pela seca histórica que assola a região.

Durante todo o mês de outubro, os moradores de Manaus têm sentido os efeitos da fumaça que envolve a cidade. Segundo o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), o fenômeno é resultado das queimadas que ocorreram na Região Metropolitana da capital e no Pará.

Neste feriado, o cheiro das queimadas voltou a ser percebido em diferentes pontos da cidade, comprometendo ainda mais a qualidade do ar, que já era considerada péssima.

A plataforma Selva, responsável por monitorar os níveis de poluição do ar na capital, revela que a qualidade do ar está péssima na Zona Leste e Sul de Manaus, afetando principalmente os bairros Zumbi dos Palmares e Morro da Liberdade. A poluição chegou a ultrapassar os limites da escala que mede as partículas por metro cúbico.

Em outros locais, como na Zona Centro-Sul e no Centro de Manaus, a qualidade do ar é considerada muito ruim.

Por que a fumaça persiste?

Nos últimos dias, tem sido evidente a presença constante da fumaça sobre a cidade. O Ibama tem uma explicação para isso.

Segundo o órgão, a fumaça é transportada de um local para outro por meio das massas de ar e, por esse motivo, não se dissipa rapidamente, comprometendo a visibilidade e a qualidade do ar.

Um alerta divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas na segunda-feira (30) indica que Manaus ainda vai demorar a ver o céu azul novamente. Devido às chuvas abaixo da média para o período, a massa de calor continuará afetando a qualidade do ar nos próximos dias. “Uma vez que as partículas de fumaça enfrentam dificuldades em se dispersar nessas condições”, explicou a secretaria.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/qualidade-do-ar-e-considerada-pessima-e-fumaca-volta-a-encobrir-manaus-durante-o-feriado-de-dia-dos-finados.ghtml

Solicitação de contato

Preencha os dados abaixo e em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você oferecendo as melhores oportunidades para anunciar sua marca conosco.