Manaus – A consagração da aliança entre o Governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito David Almeida (Avante), que representam os dois maiores partidos do Amazonas, acabam com qualquer esperança de vitória que o pré-candidato Amazonino Mendes viesse a ter quanto as eleições para Governo do Estado.
Diante de deputados, entre eles o presidente da Aleam, Roberto Cidade, de vereadores, de prefeitos e pré-candidatos, o prefeito confirmou o que a parceria dos dois já vinha mostrando nas ruas.
Vantagem
Juntos, Wilson Lima e Davi consolidaram a maior bancada do Amazonas. O União Brasil, por exemplo, possui 41 prefeitos do interior do Amazonas filiados. Já o Avante, foi o partido mais votado na última eleição municipal e deve manter o rendimento também nestas eleições de 2022, segundo as mais recentes projeções. A energia de renovação do Avante em aliança ao União Brasil é ressaltada também pela jovialidade e energia de Wilson Lima e Davi Almeida, atuais chefes do executivo.
Já o partido de Amazonino, o Cidadania, segue em aliança com o PSDB de Arthur Neto, partido que já vem encolhendo por duas eleições seguidas. Além disso, Amazonino e Arthur representam velha política, marcados por polêmicas e desgastas. Além da imagem já maculada, ambos já não possuem a mesma energia do início de suas carreiras políticas, o que deve se intensificar quando começar o período de campanha no interior do Estado.
Tendência para próximas pesquisas
O atual governador Wilson Lima (UB) já tem se destacado nas atuais pesquisas expontâneas realizada no mês de maio, que demonstram empate técnico contra Amazonino Mendes. A tendência, para as próximas pesquisas do mês de Junho, é que Wilson alcance e até ultrapasse Amazonino também nas pesquisas induzidas, quando o nome de todos os pré-candidatos são citados para os entrevistados.